Lula afirma que é favorável à entrada de outros países no Brics
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que é favorável à entrada de outros países no Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A declaração foi dada durante o programa Conversa com o Presidente, na manhã desta 3ª feira (22.ago).
“O Brics não pode ser um grupo fechado”, disse o presidente, que está em Joanesburgo, na África do Sul, para a 15ª Cúpula do bloco.
Ele afirmou que defende que a Argentina seja um dos países a entrar no bloco. “O Brasil não pode fazer política de desenvolvimento industrial sem lembrar que a Argentina tem que crescer junto”, disse o petista.
Para Lula, o Sul Global – termo utilizado para classificar os países em desenvolvimento – sempre foi tratado como de “segunda categoria”. Por isso, esses países devem aprender a conviver com as divergências para garantir maior influência nas decisões mundiais.
Quando questionado se a entrada de novos países no BRICS seria um contraponto a grupos como o G7, o presidente brasileiro negou.
“A gente não quer ser contraponto ao G7, ao G20, aos Estados Unidos. A gente quer se organizar, criar uma coisa que nunca teve, que nunca existiu”, afirmou.
sbt news