Lula compara Brasil pós-Bolsonaro à Faixa de Gaza e confirma candidatura para “vencer” em 2026

Em entrevista ao podcast Mano a Mano, do rapper Mano Brown, divulgada nesta quinta-feira (19) no Spotify, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um balanço do governo, criticou o legado da gestão Bolsonaro e confirmou sua intenção de disputar as eleições de 2026. “Se eu for candidato, é para ganhar”, afirmou.

Durante o bate-papo de mais de duas horas, Lula comparou a situação do Brasil após o governo Bolsonaro à destruição na Faixa de Gaza. “De vez em quando eu olho para a destruição na Faixa de Gaza e fico imaginando o Brasil que nós encontramos. Não tínhamos mais Ministério do Trabalho, de Igualdade Racial, de Direitos Humanos, de Cultura. Foi uma destruição proposital”, disse.

Lula compara Brasil pós-Bolsonaro à Faixa de Gaza e confirma candidatura para “vencer” em 2026

O presidente, que participou pela segunda vez do programa, evitou se aprofundar nos conflitos internacionais, como o confronto entre Israel e o Hamas, mas falou abertamente sobre os desafios políticos, a necessidade de articulação no Congresso e os próximos passos do seu governo.

Governo com minoria e alianças com o centro

Questionado sobre críticas da esquerda às alianças feitas com partidos de centro, Lula defendeu as composições políticas como um caminho necessário diante da realidade do Congresso Nacional. “Eu elegi 70 deputados do meu partido. O Congresso tem 513. É só fazer as contas. Se não houver composição, não tem como governar”, justificou.

Regulação das redes sociais

Lula também voltou a defender a regulamentação das redes sociais, tema que tem sido recorrente em suas falas recentes. Segundo ele, essa é uma medida necessária para preservar a democracia. “Se não regularmos, estamos vulneráveis”, afirmou, em referência à disseminação de desinformação e discursos de ódio.

Candidato em 2026

O presidente confirmou que deve disputar novamente o Planalto. “Podem procurar o candidato que quiserem. Se eu for candidato, é para ganhar”, declarou, ao citar possíveis adversários, como os governadores Romeu Zema (Minas Gerais), Tarcísio de Freitas (São Paulo) e Ratinho Júnior (Paraná). Bolsonaro está inelegível até 2030, o que abre caminho para novas lideranças da direita na disputa.

Ratinho Júnior, inclusive, divulgou nesta quarta-feira (18) um vídeo em tom de pré-campanha nacional. Na peça publicitária produzida pelo marqueteiro argentino Jorge Gerez, o governador se apresenta como “filho do Ratinho” e exalta sua trajetória desde a juventude até a política, com foco na gestão do Paraná.

Novos programas sociais

Lula também anunciou que os brasileiros começarão a sentir, a partir de agora, os impactos concretos do seu governo. Entre as promessas, estão:

  • Uma linha de crédito para reformas de casas;

  • Financiamento para aquisição de motos elétricas por entregadores de aplicativo;

  • Inclusão do gás de cozinha na cesta básica até o fim do ano, com gratuidade para cerca de 17 milhões de famílias.

R10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *