Lula e vice-ministro das Finanças dos Emirados Árabes Unidos debatem relações comerciais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira, (24/07), no Rio de Janeiro, com o vice-ministro das Finanças dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Mohamed Al Hussaini, para debater o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países. O encontro ocorreu paralelamente à reunião de pré-lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa da presidência brasileira no G20.

A Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza visa mobilizar recursos e conhecimentos para implementar políticas públicas e tecnologias sociais eficazes na erradicação da pobreza extrema até 2030. Este é um dos principais objetivos do Brasil na liderança do G20, destacando a importância da segurança alimentar global.

Durante o diálogo, Al Hussaini revelou que, no último ano, o comércio entre Brasil e Emirados Árabes Unidos cresceu 42%, fazendo dos EAU o maior parceiro comercial brasileiro no mundo árabe. Ele também anunciou que o Xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan realizará uma visita de Estado ao Brasil em (21/11), após a Cúpula de Chefes de Estado do G20.

.
Um estudo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex-Brasil) destaca que os Emirados Árabes Unidos são a 26ª maior economia do mundo, com um potencial de investimentos e comércio ainda maior. Em 2023, o Brasil se posicionou como o 28º maior fornecedor dos EAU, com exportações totalizando US$ 3,2 bilhões, principalmente de carnes de aves, açúcares e melaços, e carne bovina, setores onde o Brasil é o principal fornecedor.

O estudo da Apex-Brasil também identifica mais de 440 oportunidades de mercado nos EAU, abrangendo setores como ouro não monetário, produtos alimentícios, animais vivos, artigos manufaturados, e máquinas e equipamentos de transporte. A perspectiva de um acordo de livre comércio entre os EAU e os países do Mercosul promete abrir novas possibilidades para as relações comerciais entre as duas regiões.

Fonte: Reprodução/Agência Gov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *