Lula faz reunião com congressistas para atenuar crise com Legislativo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com congressistas no Palácio da Alvorada na noite dessa quinta-feira (23). No mesmo dia, o Planalto fechou um acordo para o pagamento de R$ 14,5 bilhões em emendas parlamentares até 30 de junho.
Em publicação no X (antigo Twitter), o petista escreveu que “diálogo e união” serviriam como base para a reconstrução do país.
Também estavam presentes no encontro o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann; além dos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Fernando Hadadd (Fazenda), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Rui Costa (Casa Civil) e Paulo Pimenta (Comunicação Social).
A força-tarefa para melhorar a relação com o Congresso Nacional incluiu novos nomes da Esplanada – inclusive, até de “fora”, como o prefeito de Recife e vice-presidente do PSB, João Campos.
Nos bastidores, há a avaliação de que Lira pede pela saída do articulador do Planalto, o ministro das Relações Institucionais. Mas Lula parece não ter planos de mudança.
Ao todo, estavam representados: partidos com ministérios que prestam apoio a depender da pauta (PP, União Brasil, MDB e Republicanos), da base (PC do B e PV), com ideologias próximas (PSOL e PDT) e somente o Podemos do “centrão”.
Veja a lista de outros representantes que participaram do encontro:
- Márcio Jerry – PCdoB -MA
- Luciano Bivar- União -PE
- José Guimarães- PT-CE (líder do governo)
- Antônio Brito- PSD – BA
- Damião Feliciano- União – PB
- Pastor Henrique Vieira – PSOL- RJ
- Afonso Motta – PDT-RS
- DR. Luizinho – PP – RJ
- Odair Cunha- PT- MG
- Isnaldo Bulhões – MDB-AL
- Luciano Amaral – PV- AL
- José Luiz Penna – PV- SP
- Gervásio Maia – PSB-PB
- Romero Rodrigues – PODE-PB
- Hugo Motta – Republicanos-PB
- Elmar Nascimento – União-BA
- Aguinaldo Ribeiro – PP-PB
sbt news