Lula pede “mais multilateralismo” em reunião do G20 sobre governança global
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta segunda-feira (18/11), da segunda sessão da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, onde defendeu a necessidade de um multilateralismo mais forte e inclusivo. Lula destacou que a resposta à crise do multilateralismo é promover mais colaboração internacional e reformar instituições como a ONU, especialmente o Conselho de Segurança, que tem sido um obstáculo à paz global devido ao uso indiscriminado do veto.
O presidente também abordou a urgência em revisar as políticas financeiras que prejudicam países em desenvolvimento e sugeriu a taxação de super-ricos como forma de gerar recursos para enfrentar desafios sociais e ambientais. Além disso, criticou as sanções unilaterais e as intervenções militares em países como Afeganistão e Líbia, que alimentam conflitos e injustiças.
Lula ainda participou do lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa com 148 membros para erradicar a fome e a pobreza até 2030. Na terça-feira (19/11), o foco será o desenvolvimento sustentável e a transição energética. O Brasil passará a presidência do G20 para a África do Sul, que assumirá o grupo em dezembro.
A cúpula também incluiu a participação de grupos da sociedade civil, que apresentaram demandas por mais representatividade nas instituições globais, como a reforma da ONU, e por soluções para a fome, pobreza e desigualdade.
Fonte: Reprodução/ Agência Gov