Lula provoca Trump sobre tarifaço e diz que Bolsonaro “vai para o xilindró” se for condenado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a provocar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quinta-feira (24), em meio à tensão diplomática causada pela ameaça norte-americana de impor um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros. Durante evento no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, Lula também afirmou que Jair Bolsonaro (PL) irá para o “xilindró” caso seja condenado pela Justiça brasileira.

As declarações de Lula ocorrem em um momento de impasse nas negociações diplomáticas com os Estados Unidos. O aumento tarifário, programado para entrar em vigor em 1º de agosto, foi anunciado por Trump com a justificativa de que o Brasil estaria promovendo uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro.

Foto: Ricardo Stuckert/PRLuiz Inácio Lula da Silva

Luiz Inácio Lula da Silva

Lula reage: “ele acredita em bruxa?”

Lula rebateu as alegações do presidente norte-americano: “Ele acredita em bruxa? Alguém aqui acredita em bruxa para ter caça às bruxas? Ele mandou uma carta pedindo para pararem de perseguir o Bolsonaro. Um desaforo desrespeitoso com o Brasil e a Justiça brasileira.”

Apesar das críticas, Lula disse estar disposto ao diálogo, mas ressaltou a dificuldade das conversas com a gestão americana. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, as negociações estão travadas porque as decisões sobre o tarifaço estão centralizadas na Casa Branca, sem avanços nas tratativas técnicas. “Eu fiquei pensando: o que fazer? Ele não quer conversar. Se quisesse, pegava o telefone e me ligava. […] Se quiserem negociar, nós vamos negociar. Nós temos os melhores negociadores do mundo. O Lulinha estará pronto para negociar”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *