Lula se reúne nesta quarta-feira com o presidente do Banco Central

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, terão seu primeiro encontro nesta quarta-feira (27/09), desde a posse de Lula em 1º de janeiro. Com informações do O Dia.

FOTO: REPRODUÇÃO

Durante esses 269 dias, Campos Neto foi alvo em diversas ocasiões das críticas do presidente em relação à manutenção das taxas de juros em níveis elevados. O chefe do Executivo chegou a se referir ao líder da autoridade monetária como “este cidadão”, “tinhoso” e “teimoso”.

Em várias ocasiões, coube ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desempenhar o papel de mediador. Haddad, aliás, também estará presente na reunião que ocorrerá no Palácio do Planalto às 17h30, em Brasília.

Este encontro ocorre em um momento em que parte dos aliados de Lula reduziu as críticas a Campos Neto e ao Banco Central, devido ao início do ciclo de redução da taxa Selic. No entanto, figuras influentes no círculo próximo a Lula, como a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), continuam expressando opiniões contundentes. Na semana passada, após a decisão unânime do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir as taxas básicas de juros em 0,50 ponto percentual, para 12,75%, a parlamentar criticou o processo de redução gradual.

Apesar disso, de acordo com informações da CNN Brasil, a reunião desta quarta-feira representa pelo menos um passo em direção à aproximação entre os presidentes da República e do Banco Central, com o BC tendo solicitado a audiência ao Executivo. No entorno de Lula, este encontro está sendo visto como uma oportunidade de estabelecer uma convivência mais harmoniosa entre eles, ainda que sem uma pacificação definitiva.

Fonte: O Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *