Lula sob risco de vida? GSI derruba 13 drones em eventos com o presidente em 2024
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pela segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus familiares, derrubou 13 drones desde o início do ano em eventos públicos de Lula. O último incidente ocorreu em Diadema, São Paulo, durante uma visita de Lula às obras do Quarteirão da Educação.
Fuzil usado para derrubar drone – Foto: Reprodução
EVENTO COM MAIS DRONES DERRUBADOS
Segundo o GSI, o evento com mais drones derrubados foi a caminhada de Dois de Julho, em Salvador (BA), onde três aparelhos foram abatidos. Este aumento na atividade de drones tem levado o GSI a intensificar suas medidas de segurança para proteger o presidente e seus eventos.
MELHORIAS NO GSI
O GSI estuda desde o ano passado melhorias no sistema de segurança do Palácio do Planalto e do presidente Lula. Entre as medidas em consideração está o reforço no uso de câmeras de segurança após a identificação de pontos cegos nas câmeras já instaladas.
Caminhada de Dois de Julho com presidente Lula – Foto: Reprodução
Além da aquisição de mais câmeras, o plano prevê a instalação de vidros blindados e a implantação de raio-x em guaritas. Essas adaptações incluem, além do Planalto, outros palácios presidenciais em Brasília, como Alvorada, Jaburu e a Granja do Torto, garantindo uma proteção mais robusta ao presidente e sua equipe.
meio norte