Lula tem 49,1% de desaprovação entre deputados e 46% entre senadores
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa 2025 com uma avaliação negativa entre os parlamentares. Uma pesquisa realizada pelo Ranking dos Políticos, que ouviu deputados e senadores, mostra que 49,1% dos deputados e 46,2% dos senadores desaprovam a gestão do Governo Lula.
A pesquisa, conduzida entre os dias 11 e 12 de fevereiro de 2025, foi realizada com 110 deputados federais de 18 diferentes partidos e 26 senadores de 11 siglas, respeitando a proporcionalidade partidária. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas presenciais ou telefônicas com parlamentares, conduzidas por entrevistadores treinados.
Os dados revelam uma avaliação mista da atuação do Governo Lula no Congresso. Entre os deputados, apenas 28% consideram a gestão do presidente como “ótima” ou “boa”, enquanto 22,7% avaliam a administração como “regular”. Já 49,1% está insatisfeita com o governo.
Entre os senadores, a avaliação positiva chega a 30,8%, com 23% considerando a gestão “regular”. Esses números não apresentam grandes mudanças em relação à pesquisa anterior, realizada em julho de 2024, o que indica uma continuidade na percepção negativa do governo entre os parlamentares.
Relação de Lula com o Congresso
Deputados: 64,5% consideram a relação do governo com o Congresso como “ruim” ou “péssima”. Apenas 10% avaliam como “regular” e 25,5% como “ótima” ou “boa”.
Senadores: 53,8% avaliam a relação como “ruim” ou “péssima”, enquanto 27% a consideram “regular” e apenas 19,2% a veem como “ótima” ou “boa”.
Esses números podem refletir um distanciamento entre o governo e as casas legislativas, o que pode dificultar a aprovação das pautas prioritárias de Lula.
GP1