Marcelo Castro defende que prefeitos aliados se filiem ao MDB
O senador Marcelo Castro (MDB) defendeu que as lideranças e prefeitos que apoiam os parlamentares ligados ao MDB se filiem ao partido até a eleição do próximo ano. A exceção dos deputados que se manterão no PSD para a fusão cruzada, o senador piauiense destacou que a ida de prefeitos para o MDB fortaleceria a estratégia da sigla para 2026.
Em entrevista, Marcelo salientou o que espera dos prefeitos.
“Todos viriam para o MDB, mas eu sei que há dificuldades, há problemas que a gente tem que respeitar. Como é que a gente vê a política, a força municipal, a realidade municipal, ela é mais forte do que a estadual. E a realidade estadual, ela é mais forte do que a nacional. Então você veja, lá em Brasília, às vezes o partido tem uma posição política. No Estado, já tem a posição contrária. No município, já tem outra posição, porque são realidades diferentes”, afirmou.
O senador defendeu ainda a reforma eleitoral como alternativa para a política nacional.
“O que nós temos que fazer é uma reforma eleitoral, que eu fui o relator dessa reforma em 2015, e trazer para o Brasil o melhor sistema eleitoral que existe no mundo, que é o alemão. A metade dos deputados do Brasil seriam eleitos por distrito como acontece na Alemanha. Nós já votamos isso no Senado, hoje está na Câmara e o presidente Hugo Mota já montou uma comissão, já nomeou uma comissão para estudar o voto distrital misto”, finalizou
cidade verde