Março Lilás: campanha alerta sobre o terceiro tipo de câncer que mais atinge mulheres no Brasil

O mês de março é marcado pela campanha Março Lilás, que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre o câncer de colo de útero, uma das principais causas de morte por câncer entre as mulheres no Brasil. A campanha busca informar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, já que, na maioria dos casos, a doença só apresenta sintomas em estágios avançados.

A ginecologista, Joisa Medeiros, destaca que o câncer de colo uterino é o terceiro tipo mais comum da doença entre as mulheres no país. A principal causa é a infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV), transmitido principalmente por via sexual. Existem mais de 100 subtipos do vírus, mas cerca de 13 são considerados de alto risco para o desenvolvimento de lesões que podem evoluir para o câncer. Outros fatores que aumentam as chances da doença incluem o início precoce da vida sexual, múltiplas parcerias sexuais, tabagismo e imunossupressão.

Segundo a doutora, o diagnóstico precoce é importante para o sucesso do tratamento. O exame preventivo mais utilizado é o Papanicolau, realizado em unidades de saúde. Durante o procedimento, são coletadas células do colo do útero que passam por análise laboratorial. Caso haja alguma alteração, exames complementares, como colposcopia e biópsia, são realizados para confirmar o diagnóstico e determinar o estágio da doença.

cidade verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *