Marte pode ter um reservatório gigantesco de água líquida, sugere novo estudo
Cientistas descobriram evidências de reservas de água líquida na crosta de Marte. Os dados coletados pela sonda Mars InSight, da NASA, forneceram informações para direcionar futuras investigações sobre a possibilidade de vida fora da Terra.
EM ESTADO LÍQUIDO
O módulo analisou o solo abaixo de sua superfície e revelou informações sobre sua composição, indicando a presença de água líquida, um elemento essencial para a vida.
O estudo, publicado nesta segunda-feira (12) na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, baseia-se em dados obtidos durante a missão de quatro anos da Mars InSight, que foi concluída em 2022.
NOVOS DESDOBRAMENTOS
“Compreender o ciclo da água em Marte é fundamental para entender a evolução do clima, da superfície e do interior do planeta”, afirmou Vashan Wright, geofísico da Scripps Institution of Oceanography, da Universidade da Califórnia em San Diego, e líder da pesquisa.
Embora a água congelada nos polos de Marte já fosse conhecida, a descoberta de água líquida abre novas possibilidades para a pesquisa sobre a habitabilidade do planeta e a existência de vida extraterrestre. “Um passo importante é identificar a localização e a quantidade de água presente”, destacou Wright.
meio norte