MASSAPÊ DO PIAUÍ: Alunos da U. E. Rafael Manoel da Costa são destaques no I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí – TME2

No dia 04 de agosto de 2023, foi divulgado o resultado do I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí – TME2. A Unidade Escolar Rafael Manoel da Costa, de Massapê do Piauí, conseguiu um feito histórico: a escola ficou em primeiro lugar entre as 42 escolas do Ensino Médio que compõem a Gerência Regional de Educação de Picos – 9ª GRE, formada por 22 cidades, entre elas a sede Picos. Dos 3 melhores alunos medalhistas de prata na 9ª GRE no Torneio de Matemática, 2 são da referida escola.

Os alunos ANNA RAWENY MACEDO CARVALHO e JOSINALDO GOMES DE CARVALHO conquistaram a medalha de prata, sendo selecionados entre os melhores do estado do Piauí no Torneio, conquistando o direito de participar da Jornada Especial da Matemática na capital Teresina, que ocorrerá no período de 21 a 25 de agosto de 2023, com professores renomados de Matemática do Piauí.

Continua após a publicidade..

O evento será realizado pela Secretaria de Educação do Piauí – SEDUC e tem o objetivo de prepará-los para a segunda fase da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, que acontecerá no dia 07 de outubro de 2023. Além dos alunos medalhistas, o aluno AMANSUEL GOMES VELOSO, que também é estudante da U. E. Rafael Manoel da Costa, também foi premiado no Torneio de Matemática, conquistando Menção Honrosa.

O professor mestre em Matemática, FRANCISCO RAIMUNDO COUTINHO JÚNIOR, obteve a maior pontuação entre os professores da 9ª GRE, devido ao ótimo desempenho de seus alunos no Torneio e, por isso, representará a 9ª GRE na Jornada Especial da Matemática em Teresina.

A diretora da escola Valéria Cristina comemorou o feito: “Esse resultado mostra que nossa cidade tem muitos talentos em diferentes áreas e que com o empenho da gestão, professores e alunos os resultados são uma consequência”. A gestora também parabenizou os alunos e os professores, em especial o professor de Matemática Júnior Coutinho, que vem incentivando e preparando os alunos para as avaliações externas de forma responsável e comprometida.

PROGRAMAÇÃO

A programação prevê aulas com professores, que realizarão de simulados a comentários das provas das edições anteriores da OBMEP, além de atividades em grupo com os estudantes, uma verdadeira IMERSÃO no mundo da Matemática.

SOBRE O TME2

O TME² é uma realização do Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que integra o projeto Seduc Olímpica. O Torneio é aplicado em duas fases, ao todo, serão distribuídas 200 medalhas: 32 de ouro, 63 de prata, 105 de bronze, além de 210 menções honrosas. Além das medalhas, os estudantes premiados vão participar da Jornada Especial da Matemática entre os dias 21 a 25 de agosto de 2023. Trata-se de uma imersão para um treinamento olímpico especializado. Segundo o secretário da Educação Washington Bandeira, a Jornada Especial da Matemática vai ofertar aos vencedores um preparatório exclusivo com foco total para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, conforme o secretário será dado todo o incentivo para que estudantes se destaquem em nível nacional.

Por: Jociel de Lacerda Brito / Portal Infopi

Veja também: Em Massapê do Piauí ex-Aluna da U. E. Rafael Manoel da Costa se forma em Arqueologia e Preservação Patrimonial e se torna a primeira da área no Município

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *