Massapê do Piauí: O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Rafael Manoel da Costa realizou a I Feira das Profissões

Com o intuito de proporcionar aos estudantes um panorama sobre as possibilidades de atuação profissional, o CETI Rafael Manoel da Costa, realizou no dia 26 de novembro de 2024, em Massapê do Piauí, a I Feira das Profissões da instituição com foco no Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistema, que a instituição oferta e Administração com ênfase em Empreendedorismo, que será ofertado no ano de 2025. A Feira das Profissões desempenha um papel crucial tanto para estudantes quanto para instituições de ensino. Para os estudantes, é um trampolim para o futuro, ajudando-os a tomar decisões informadas sobre suas trajetórias de carreira. Para as instituições de ensino, é uma ferramenta de marketing eficaz para atração de estudantes e promoção de seus programas e cursos.

O objetivo do evento foi apresentar os cursos técnicos ofertados pela escola, suas aplicações e possibilidades no mercado de trabalho para os alunos do 9º ano do ensino fundamental.  A ideia da feira das profissões é aproximar os jovens ao mundo do trabalho. O público-alvo são os alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental. As produções da feira ficaram sob a responsabilidade dos alunos da 1ª série do ensino médio, que puderam mostrar através de exposição de maquetes, peças teatrais, experimentos e apresentação, os trabalhos produzidos. Os mesmos foram orientados pelos professores dos cursos técnicos, Francineide Coutinho da Silva e Bryan Martins Silva. A feira contou com a presença dos professores da escola, dos alunos da rede estadual, dos alunos da rede municipal, dos conselheiros tutelares: Osvaldinho, Géssica e Eduardo, dos sites Diário GM, Infopi, TV Galo e comunidade em geral.

No eixo Desenvolvimento de Sistema, os alunos fizeram simulações de como os sistemas e a tecnologia podem ser úteis na investigação criminal, nos laboratórios de química, na gestão da saúde. Além disso, os alunos puderam abordar em suas apresentações o uso da Inteligência Artificial (IA) na atualidade.

Na área de administração e empreendedorismo, os alunos desenvolveram maquetes, com a criação de um shopping com vendas on-line e maquetes com energias renováveis com placas solares.

O evento contou com duas palestras: a primeira tratou do tema Desenvonvolvimento de Sistemas e sua aplicabilidade no mercado de trabalho, ministrada pelo professor  de Sistema de Informação  e Inteligência Artificial Bryan da Silva Martins, e a segunda abordou o tema  empreendedorismo, ministrada pelo empresário Deik Barros Fernandes. A feira  também teve a participação do cordelista Paulo Pereira,  que declamou um cordel em homenagem a professora Verocilda Teles Dias, in memoriam.

 Como de praxe,  a escola fez a premiação dos alunos destaques nas avaliações de nível estadual e nacional:

 

Por: Jociel de Lacerda Brito

Veja fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *