MDB ainda definirá se Themístocles vai disputar vaga na Alepi em 2026, diz deputado Felipe Sampaio
O deputado estadual Felipe Sampaio afirmou que o MDB ainda não definiu quem disputará uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nas eleições de 2026, se será ele próprio ou o vice-governador Themístocles Filho. Segundo o parlamentar, a decisão será tomada mais adiante, após novas conversas internas com o governador Rafael Fonteles e demais lideranças políticas.
O parlamentar destacou que a escolha está inserida em um conjunto mais amplo de articulações envolvendo os partidos aliados e a formação das chapas proporcionais. Felipe Sampaio explicou que o MDB, assim como outros partidos, tem conversado sobre espaços dentro da chapa majoritária, incluindo a posição de vice e possíveis compensações políticas.
“Se será o vice-governador candidato a deputado estadual, vai se esclarecer mais para o próximo ano. Tem várias tratativas com o governador, não foi só duas, três, vão ter várias outras. Como o PT também está tendo várias tratativas sobre a questão da vice, como os outros partidos, questão das chapinhas. Então, tudo isso é conversado. Não dá para se definir essas questões em uma ou duas conversas e vai se esclarecer, como eu lhe disse, no próximo ano”, disse o deputado.
O parlamentar também comentou sobre o peso político da atual vice-governadoria ocupada por Themístocles Filho e pontuou que o cargo representa um espaço estratégico de grande visibilidade e, por isso, o MDB está buscando garantias de que manterá relevância na composição eleitoral de 2026.
“Não, não tem nenhum incômodo, claro, o incômodo é do espaço. E isso não tem como a gente dizer que está satisfeito, como se fosse qualquer partido, qualquer outro, o MDB sim está procurando buscar o espaço dele, porque tirando o espaço da vice, um espaço muito grande, uma visibilidade muito grande, que por merecimento o MDB conquistou. E a gente quer ver quais são as compensações para o partido. Não é para o deputado Felipe, não é só para o vice-governador, é para o partido como um todo”, afirmou Felipe Sampaio.
gp1