MDB busca manter Themístocles Filho como vice de Rafael Fonteles em 2026

O MDB articula para manter a vice-governadoria do Estado na chapa majoritária que será formada para as eleições de 2026. O objetivo do partido é garantir a permanência do atual vice-governador, Themístocles Filho, como companheiro de chapa do governador Rafael Fonteles (PT), que deve disputar a reeleição.

A permanência de Themístocles no cargo, no entanto, ainda não é dada como certa. Nos bastidores, há especulações de que o emedebista pode ficar de fora da composição. A disputa por espaços estratégicos, como a vice e o Senado, tem movimentado as negociações entre os partidos da base governista.

Foto: Alef Leão/GP1Governador Rafael Fonteles e Vice govenador Themístocles Filho

Governador Rafael Fonteles e Vice govenador Themístocles Filho

Questionado sobre o tema, o governador Rafael Fonteles tem evitado antecipar definições. Ele afirma que as “decisões sobre a formação da chapa só devem ser tomadas em 2026”. Até o momento, o único esboço ventilado é para o senador Marcelo Castro (MDB) e o deputado federal Júlio César (PSD) como nomes na disputa pelas vagas ao Senado.

MDB defende continuidade na chapa

Em entrevista ao GP1, o deputado estadual Dr. Felipe Sampaio (MDB) reforçou que o partido está em diálogo com o governador para manter os espaços que atualmente ocupa no governo.

“O partido que mais cresceu no estado do Piauí foi o MDB. O que estamos pedindo é apenas a manutenção do que já temos hoje: a vice-governadoria com Themístocles Filho, o senador Marcelo Castro, além da nossa participação com deputados estaduais e federais”, afirmou o parlamentar.

Decisão deve sair até dezembro, diz João Mádison

Também em conversa com o GP1, o deputado estadual João Mádison (MDB) afirmou que a expectativa é que uma definição sobre a composição da chapa majoritária ocorra até dezembro. Ele reiterou que o pleito do partido é pela permanência dos nomes que já compõem a base.

“Nós sempre dissemos ao governador que o que queremos é apenas a continuidade do que foi acordado há quatro anos: a permanência de Themístocles como vice e a candidatura de Marcelo Castro ao Senado. Vamos esperar. O governador está dialogando, e acredito que até dezembro teremos uma posição satisfatória”, declarou Mádison.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *