MEC anuncia nova renegociação de dívidas do Fies a partir do mês de novembro
Segundo decisão publicada no Diário Oficial da União, o Ministério da Educação anunciou no dia 26 que estudantes com contratos do Fies firmados a partir de 2018 poderão renegociar suas dívidas. A medida vale para quem já está na fase de amortização e possui atraso superior a 90 dias em 31 de julho de 2025.
A renegociação das dívidas com o Fies poderá ser feita entre 1º de novembro de 2025 e 31 de dezembro de 2026. A medida não prevê abatimento no valor principal do financiamento, apenas descontos sobre juros e multas.
Estudantes que tiveram a dívida assumida pelo Fundo Garantidor (FG-Fies) também poderão aderir à renegociação, desde que essa possibilidade esteja prevista nas regras do fundo. O pedido deve ser feito diretamente no banco responsável pelo contrato, por meio dos canais oficiais da instituição.
Condições da renegociação:
- Pagamento inicial no valor da primeira parcela da nova negociação;
- Parcelamento do valor restante em até 180 meses (15 anos);
- Desconto de 100% dos encargos moratórios (ou seja, perdão total de juros e multas por atraso);
- Parcela mínima de R$ 200, exceto se a dívida total for menor que isso.
Segundo o MEC, as condições da renegociação não abrangem dívidas de coparticipação com a faculdade — que devem ser negociadas diretamente com a instituição de ensino — nem valores referentes a seguros ou tarifas bancárias.
meionorte