Merlong Solano critica pedido de impeachment contra Lula “estapafúrdio”
O deputado federal Merlong Solano (PT) reagiu ao pedido de impeachment contra o presidente Lula, protocolado por deputados da oposição na Câmara na última quarta (22). Merlong classificou a iniciativa como “estapafúrdia” e afirmou que um dos autores, o deputado paulista Kim Kataguiri (União), estaria buscando “sair do ostracismo”.
O pedido de impeachment tem como base a decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) que referendou nesta quarta-feira (22), por unanimidade, a medida cautelar (provisória) que determinou o bloqueio de R$ 6 bilhões dos recursos destinados ao programa Pé-de-Meia, que paga bolsas para incentivar a permanência de jovens no ensino médio.
A oposição classificou como “pedalada fiscal” a ação do governo de transferir recursos depositados em outros fundos públicos para o Fipem (fundo privado constituído para executar o Pé-de-Meia), com o objetivo de financiar o programa neste ano.
Merlong fez duras críticas ao pedido.
“Este pedido do Quim Kataguiri é um pedido estapafúrdio, a ação do governo é inteiramente legal, conforme demonstrado pela Advocacia-Geral da União, e demonstra, além de ser um pedido de quem está querendo sair do ostracismo e ocupar as páginas de jornais, demonstra também o tipo de oposição que nós enfrentamos no Brasil”, afirmou.
O parlamentar piauiense defendeu o programa.
“É uma oposição que investe contra o governo em qualquer circunstância, veja aí o caso, trabalhando contra um programa que beneficia milhares, até milhões de estudantes brasileiros com o programa Pé de Meia, ajudando a enfrentar o grave problema da evasão escolar no ensino médio. Portanto, é um trabalho do nosso governo que vai continuar para desespero desta oposição bolsonarista”, finalizou.
cidade verde
