Moradores relatam apagão em várias regiões do país

De acordo com apuração da analista da CNN Isabel Mega, o governo federal investiga as causas de um incêndio na Subestação de Energia de Bateais, a 30 km de Curitiba, no Paraná, que teria provocado o apagão em todo o país.

Em Avaré, no interior paulista, usuários relataram mais de uma hora sem luz. No Ceará, moradores de Pacatuba, Ipueiras e Cariús mencionaram apagão total por cerca de 30 a 40 minutos.

Enel São Paulo afirmou que a interrupção afetou 937 mil clientes da distribuidora na madrugada, às 0h32, e foi causada pela atuação do ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga), de responsabilidade do ONS (Operador Nacional do Sistema).

“O procedimento de corte de carga – conhecido como ERAC – acontece de forma automática, quando alguma ocorrência é identificada no SIN (Sistema Interligado Nacional), para proteger o sistema elétrico”, completou a empresa.

Segundo a Enel, a energia foi restabelecida e normalizada para todos os clientes em 8 minutos, por volta das 0h40.

Enel Ceará e a Enel Rio também informaram a queda de energia no mesmo horário, e apontaram a atuação do ERAC como causa. No Ceará, o fornecimento foi restabelecido às 0h59, atingindo cerca de 530 mil clientes. No Rio, o fornecimento foi normalizado às 1h22, após afetar 277 mil clientes no estado.

Ainda no Rio de Janeiro, a Light RJ informou que às 0h31 houve atuação do ERAC devido a contingência no Sistema Interligado Nacional. Houve atuação de dois estágios do esquema definido pelo ONS, com interrupção para 11 subestações da Light, afetando parte da Baixada Fluminense, zona Norte e zona Oeste do Rio, em um total de 450 mil clientes. A operação foi normalizada às 01h05.

No Amazonas, a concessionária Amazonas Energia informou que o fornecimento foi restabelecido em todo o estado e que o desligamento teve origem fora de sua área de concessão. Em nota, a concessionária afirmou que o sistema foi normalizado por volta das 3h.

CNN entrou em contato com as distribuidoras de outros estados e com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e aguarda retorno.

CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *