Nikolas Ferreira protocola pedido de impeachment do presidente Lula; veja motivação
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) protocolou um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nessa terça-feira (15), na Câmara dos Deputados. Conforme o deputado, o pedido foi feito com base em crimes de responsabilidade que podem ter sido cometidos por Lula em relação à política externa.
O pedido foi subscrito por 72 parlamentares e argumenta que a condução da política externa pelo petista “compromete a dignidade da Nação” e “expõe o Brasil a riscos diplomáticos e estratégicos graves”.
“O Brasil não pode ser conduzido com base em interesses ideológicos ou revanchismos pessoais. A política externa deve servir aos brasileiros, e não à conveniência de regimes autoritários ou agendas antiocidentais”, disse Nikolas.
Alguns pontos abordados no pedido de impeachment são: a aproximação do presidente com regimes autoritários, como o Irã, incluindo a permissão para a atracação de navios de guerra iranianos em território nacional; a recusa do governo brasileiro em classificar o PCC como grupo terrorista; e declarações públicas que ironizam e ofendem líderes de nações parceiras, como o ex-presidente Donald Trump, o que teria contribuído para intensificar a crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos.