“O Brasil está isolado. Ficaremos dependentes da China”, afirma Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quinta-feira (17), que o Brasil está “isolado” internacionalmente após a decisão dos Estados Unidos de elevar tarifas sobre produtos brasileiros. Ele também criticou a política externa do Governo Lula, dizendo que a soberania nacional, defendida pelo atual presidente, levará o país a uma dependência maior da China.
“O Brasil está isolado. Quando se fala em soberania, vamos acabar dependentes da China”, declarou Bolsonaro, ao sair de uma visita ao gabinete do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), no Senado.
A fala do ex-presidente ocorre após o presidente norte-americano Donald Trump, candidato à reeleição, anunciar a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos do Brasil. Segundo Trump, a decisão se deve, entre outros motivos, à “caça às bruxas” contra Bolsonaro, em referência aos processos que ele responde no Brasil.
Bolsonaro tem sido investigado por suposta participação em uma tentativa de golpe para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2023. O processo está em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF).
Nesta semana, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu a condenação de Bolsonaro por cinco crimes: liderança de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de bem tombado.
Segundo o Metrópoles, o julgamento de Bolsonaro e de seus aliados pode ocorrer entre agosto e setembro. A previsão é que todas as alegações finais sejam concluídas até 11 de agosto. Como os prazos processuais não são suspensos durante o recesso do Judiciário, a tramitação segue normalmente.
gp1