Onda de calor: bloqueio atmosférico pode manter altas temperaturas

Uma nova onda de calor deve manter as altas temperaturas no Brasil durante o mês de março. De acordo com a agência meteorológica Climatempo, o calor no início da transição do verão para o outono é resultado de um bloqueio atmosférico, que deve ser rompido após o décimo dia do mês.

Esta será a quinta onda de calor do ano, que deve persistir até o dia 5. O Climatempo prevê que mudanças significativas na circulação dos ventos permitirão que as frentes frias cheguem ao país na segunda quinzena de março.

Na primeira metade do mês, essas frentes devem atingir apenas o extremo sul do Brasil, com impacto na costa do Rio Grande do Sul. Já na segunda quinzena, o clima mais ameno deve se estender até o Sudeste.

“Com o aumento das chuvas e as frentes frias avançando pela costa Sul e Sudeste durante a segunda quinzena de março, as temperaturas tendem a cair, fazendo com que as médias finais se aproximem da normalidade”, afirma a agência.

O Climatempo alerta, no entanto, que o mês de março deve terminar com temperaturas acima ou dentro da média na maior parte do país.

Além disso, a agência prevê episódios de chuvas volumosas nas áreas litorâneas do Sul e Sudeste. Outras regiões, como Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal, também devem receber pancadas de chuva, mas isso deve ocorrer apenas a partir do fim da primeira quinzena de março.

Na Região Norte, as chuvas continuarão sendo impulsionadas pelo calor e pela grande quantidade de umidade presente no ar.

meio norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *