Outubro Rosa: Simepi destaca importância da prevenção do câncer de mama

Durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi) reforça a necessidade de uma maior atenção na prevenção e tratamento da doença que acomete milhares de mulheres no Brasil e no mundo. Uma caminhada será realizada no próximo domingo (13) a partir das 7h, com concentração embaixo da Ponte Estaiada, zona Leste de Teresina.

Em entrevista ao Jornal do Piauí, a médica ginecologista e obstetra Lúcia Santos, presidente do Simepi, destacou a importância do Outubro Rosa a importância e a necessidade dos profissionais estarem preparados para o tratamento dos casos de câncer.

“Temos que refletir, principalmente nós médicos que somos atores e agente importantes da saúde, se estamos preparados para esse aumento do câncer de mama. Uma reflexão que a gente tem que fazer é sobre o atendimento, o suporte que o SUS dá nos casos de oncologia”, disse.

A declaração leva em conta a previsão da Organização Mundial de Saúde (OMS), de que haverá um aumento de casos de câncer de mama nos próximos anos. Segundo o mastologista Luiz Ayrton, presidente do Instituto de Mama do Piauí, essa tendência é preocupante.

“Há um aumento do número de casos e também o número de mortes no nosso país ainda é crescente. em países desenvolvidos o câncer vem diminuindo, as pessoas estão vivendo mais depois do câncer”, alertou o médico.

Por conta disso, a presidente do Simepi enfatiza a importância das ações de prevenção à doença. “A gente lembra do valor da mamografia, que deve começar a partir dos 40 anos, sendo feito de dois em dois anos, até a idade de 50m quando ela passa a ser anual”, lembrou Lúcia Santos.

Mesmo controverso, Lúcia Santos ressalta a importância do autoexame para um diagnóstico precoce da doença. “Só o fato da mulher pensar e avaliar a mama, já é uma ajuda, Quanto mais  fazer o autoexame e identificar um tumor ou um nódulo ou correr para um médico”, concluiu.

cidade verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *