Pacientes do SUS em Teresina precisam pagar até R$ 30 para fazer exame de urina na rede particular
Os pacientes do Sistema Único de Saúde em Teresina estão tendo que pagar para realizar exames de urina em laboratórios da rede particular de saúde, isso porque o Laboratório Raul Bacelar, que atende as demandas da rede municipal de saúde da Capital, está sem reagente para realizar esse tipo de exame. Por meio de nota, o laboratório informou que a falta do reagente é decorrente de um problema de logística junto à empresa que fornece o produto ao município. Na rede particular, o paciente terá que pagar em média R$ 30 para fazer um exame básico de urina, conhecido como sumário de urina.
A denúncia foi feita pelo Conselho Municipal de Saúde de Teresina em entrevista à TV Cidade Verde. Segundo o presidente do conselho, Rodrigo Maxwell, a falta do reagente sobrecarrega os pacientes que buscam atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são a porta de entrada do SUS. Ainda segundo ele, as primeiras denúncias chegaram ao conselho no último final de semana.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou que os exames deixaram de ser realizados desde a última segunda-feira (09), mas não informou um prazo para que a situação seja normalizada.
Confira Nota da FMS
O Laboratório Raul Bacelar informa que os exames de urina estão suspensos temporariamente por problemas de logística da empresa que fornece o respectivo reagente. As providências cabíveis estão sendo tomadas para resolver o problema quanto antes. Já os exames de fezes seguem sendo feitos normalmente.
cidade verde