Palestra aborda cobertura vegetal e tecnologia no Congresso das Cidades
No primeiro dia do Congresso das Cidades do Piauí 2025, realizado nesta segunda-feira (18), uma das salas temáticas recebeu a palestra do biólogo Cristiano Oliveira, que abordou o tema “Cobertura vegetal e cidades sustentáveis: como mapear, monitorar e proteger a vegetação com o uso de tecnologias inteligentes” para gestores de municípios do Piauí.
O evento, que este ano tem como tema central o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis, aconteceu no início da noite e reuniu gestores públicos, técnicos e especialistas interessados em soluções tecnológicas para a preservação ambiental.
Durante a apresentação, Cristiano Oliveira explicou como ferramentas modernas, como drones e mapeamento aéreo, podem ser utilizadas para monitorar e proteger a vegetação urbana e rural.
“Hoje, no Congresso das Cidades, vamos falar sobre como monitorar, preservar e cuidar da cobertura vegetal com tecnologias inteligentes”, destacou.
O biólogo ressaltou a relevância da palestra, especialmente para municípios do interior do estado, onde a adoção de tecnologias ainda enfrenta desafios.
“Sabemos que a pegada de carbono precisa diminuir no meio ambiente. Cidades inteligentes e sustentáveis otimizam a cobertura vegetal para reduzir esse impacto. Precisamos unir tecnologia e natureza para um meio ambiente mais saudável”, pontuou.
O palestrante também abordou a questão dos custos e benefícios das tecnologias que podem ajudar no desenvolvimento de uma cidade sustentável.
“O custo financeiro inicial pode ser elevado, mas, a longo prazo, se paga, trazendo benefícios como a redução das ilhas de calor e o aumento da expectativa de vida das pessoas”, explicou.
A palestra reforça a importância de integrar tecnologia e natureza no planejamento urbano, evidenciando que cidades mais verdes e sustentáveis são possíveis quando inovação e preservação caminham lado a lado.
Essa é a 4º edição do Congresso das Cidades do Piauí, que sengue até a próxima quarta-feira (20), no Teresina Shopping, das 14h às 21h, reunindo gestores de diversos municípios piauienses para palestras e orientações voltadas à sustentabilidade e inovação.
cidadeverde