Papa Leão XIV recebeu ‘mais de 100 votos no Conclave’, diz cardeal durante encontro
Para ser eleito papa durante o conclave secreto realizado nos dias 7 e 8 de maio na Capela Sistina, Leão XIV precisou conquistar ao menos dois terços dos votos — ou seja, 89 dos 133 cardeais eleitores. Segundo o cardeal de Madagascar, Désiré Tsarahazana, o novo pontífice, Robert Francis Prevost, recebeu mais de 100 votos na rodada final, na tarde do dia 8.
ENCONTRO COM CARDEAIS
Neste sábado (10), Leão XIV participou de um encontro com os cardeais. Diferente da tradição de discursos unilaterais, o papa fez uma fala inicial e depois abriu espaço para que os cardeais expressassem livremente suas opiniões e preocupações sobre os desafios enfrentados pela Igreja.
“Ele ouviu com muita atenção, mas sabe que terá que tomar as decisões”, disse o cardeal irlandês Sean Brady à agência Reuters. “Mas estamos aqui para ajudá-lo.”
Cardeais descreveram o encontro com o papa Leão XIV como cordial e harmonioso. Um dos temas discutidos foi a situação dos católicos na China.
O cardeal tcheco Dominik Duka defendeu o acordo de 2018 entre Vaticano e China sobre a nomeação de bispos, afirmando ser importante manter o diálogo em contextos de opressão religiosa. Já o cardeal alemão Gerhard Mueller, crítico do pontificado anterior, elogiou o clima da reunião.
cidade verde