Papa respira sem aparelhos, mas hospital não descarta respiração mecânica

papa Francisco respira sem a ajuda de aparelhos, mas o hospital onde ele está internado para tratar pneumonia bilateral não descarta a possibilidade de usar respiração mecânica, conforme informaram agências de notícias nesta quarta-feira (19).

“O papa respira sozinho. Seu coração resiste muito bem”, disse uma fonte vaticana à agência AFP.

CONSEGUE LEVANTAR E SENTAR

Conforme a mesma fonte, o papa Francisco consegue levantar e sentar em uma poltrona e respira sem assistência mecânica, embora o uso de respiração mecânica ainda não esteja descartado. Nos últimos dias, ele conversou por telefone com a paróquia de Gaza.

A informação de que o papa Francisco não está usando ventilação mecânica e respira por conta própria foi confirmada à agência Reuters por uma fonte do Vaticano, que preferiu não se identificar.

PASSOU NOITE ‘TRANQUILA’

Mais cedo, o Vaticano atualizou sobre a saúde do pontífice, informando que ele passou uma “noite tranquila” no hospital após o diagnóstico de pneumonia bilateral e tomou café da manhã. Uma nova atualização sobre seu estado será divulgada ainda nesta quarta-feira.

papa está internado no hospital Gemelli, em Roma, desde sexta-feira (14). Na terça-feira (18), o Vaticano confirmou que Francisco, de 88 anos, está enfrentando pneumonia em ambos os pulmões, uma infecção grave que pode causar inflamação e cicatrização, dificultando a respiração.

ENFRENTANDO PROBLEMAS DE SAÚDE

Francisco foi hospitalizado para tratar uma bronquite que evoluiu para uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Em boletim na segunda-feira (17), médicos disseram que seu quadro era complexo.

Nos últimos anos, o papa enfrentou problemas de saúde, como gripe frequente, dor ciática e uma hérnia abdominal que exigiu cirurgia em 2023. Quando jovem, ele teve pleurisia, que causou dor no peito e dificuldade de respirar, e perdeu parte de um pulmão.

Conforme o Vaticano, todos os compromissos públicos do papa foram cancelados.

 

meio norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *