Passageiros de vôos cancelados em Teresina terão que esperar até dois dias para embarcar
Os passageiros das duas companhias aéreas envolvidas em um acidente que resultou no cancelamento de dois voos no Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, tiveram suas passagens remarcadas, e alguns terão que esperar até 48 horas para embarcar para seus destinos.
Os dois aviões se chocaram na madrugada de hoje (23), por volta das 3h, enquanto um deles realizava manobras no pátio do aeroporto. As asas das duas aeronaves se tocaram, e os passageiros relataram danos na asa de um avião.
Os passageiros com quem o Cidadeverde.com conversou na manhã de hoje tiveram suas passagens remarcadas para amanhã (24), às 3h e até para sexta-feira (25), também durante a madrugada.
A revolta entre os passageiros só não era maior que o cansaço. Grande parte deles chegaram por volta de 1h30 no aeroporto, para realizar os procedimentos de check-in e despachar as bagagens.
A enfermeira Raissa Lima Ribeiro viajava com destino a Uberlândia (MG), onde reside e trabalha. Ela estava em Teresina visitando parentes e teve a sua passagem remarcada para sexta-feira (23).
“Estamos aqui desde 1h30, estou com sede, com sono, exausta e revoltada com o tratamento que recebemos pela companhia aérea. Não nos foi ofertado sequer um copo com água. A companhia não está nos ajudando em nada. Vou perder as aulas do meu curso de especialização e os meus plantões nos próximos dois dias”, lamentou.
No balcão das duas companhias aéreas apenas um funcionário, em cada uma, realizava o atendimento aos passageiros e isso gerou longas filas.
Passageiros de outras cidades e, até de outros estados, estavam no saguão do aeroporto à espera de uma solução por parte das companhias aéreas.
Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com
“A companhia me deu um voucher de um hotel, mas liguei para lá e não há mais vagas. Eu estou pensando em ir aos hotéis aqui perto do aeroporto, para ver se consigo vaga para passar o dia hoje, porque a minha passagem foi remarcada para a próxima madrugada”, disse o técnico de eletrônica, Pedro Mourão.
O advogado Felipi Alencar explicou que as companhias aéreas são obrigadas a ressarcir os passageiros de todos os curtos provenientes do cancelamento do vôo. Além disso, os passageiros podem exigir reparação de danos porque perderam compromissos pessoais e profissionais por conta do acidente.
Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com
“A companhia aérea deve responder por todo o transtorno causado ao passageiro, seja ele moral ou material. Caso o passageiro tenha algum prejuízo, seja na compra de uma nova passagem, seja um gasto com alimentação, hospedagem, passagens, seja pelo fato de que no destino você tinha uma hospedagem reservada e paga e não vai poder usufruir dessas diárias, todo o prejuízo financeiro que você conseguir provar você tem o direito de receber de volta, além é claro do dano material causado pelo transtorno e abalo sofrido pelo passageiro”, finalizou.
O advogado explicou ainda que o próprio passageiro pode usar o celular para buscar um vôo que atenda as suas necessidades e no momento do atendimento no balcão da companhia aérea apontar o voo que ele deseja viajar. Mas o advogado alertou que esse direito não foi respeitado no caso do cancelamento de voos em Teresina.
“Tem vários voos hoje, vários voos amanhã, então por que só sexta-feira? Na internet existem vagas em voos com data marcada para hoje e amanhã. A companhia coloca para sexta porque é mais conveniente para ela, é o voo que está mais vazio e eles e aproveitam isso para causar mais um prejuízo ao passageiro”, disse.
O acidente
Segundo relatos dos passageiros, a aeronave da Azul, enquanto taxiava, colidiu a asa com a aeronave da Gol, que estava parada. Uma passageira do voo da Azul viu o momento da batida e alertou os comissários.
O Cidadeverde.com entrou em contato com a assessoria da CCR Aeroportos, empresa responsável pela administração do Aeroporto de Teresina, que informou estar investigando a situação.
Já a Azul informou que todos os clientes desembarcaram em segurança e que os afetados estão sendo realocados em outros voos.
“A aeronave está sendo inspecionada pele time técnica e, como consequência, o voo precisou ser cancelado. Os clientes afetados estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da ANAC, com reacomodação em outros voos. A Azul esclarece, ainda, que está apurando a ocorrência”, afirmou a companhia.
Nota da Azul
A Azul informa que, durante o procedimento de táxi no aeroporto de Teresina (PI), na madrugada desta quarta-feira (23/10), a aeronave do voo AD4379 (Teresina-Viracopos) tocou, em solo, a ponta de sua asa com a de uma aeronave de empresa congênere. Todos os Clientes desembarcaram normalmente e em total segurança, valor principal para a Companhia. A aeronave está sendo inspecionada pelo time técnico e, como consequência, o voo precisou ser cancelado.
Os Clientes afetados estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Anac, com reacomodação em outros voos. A Azul esclarece, ainda, que está apurando a ocorrência.
Nota do Aeroporto de Teresina
O Aeroporto de Teresina informa que foi registrada uma ocorrência envolvendo duas aeronaves no pátio de estacionamento de aeronaves na madrugada desta quarta-feira (23). Ninguém ficou ferido. As causas serão investigadas pelas equipes do aeroporto e das companhias aéreas. Os voos da companhia Gol, com destino a Brasília, e da companhia Azul, com destino a Campinas, foram cancelados e os passageiros estão sendo remanejados para outros voos pelas companhias.
Aeroporto de Teresina
Assessoria de Imprensa
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