Pesquisa Amostragem: Rafael lidera com mais de 83% dos votos válidos para reeleição no Piauí
O governador Rafael Fonteles (PT) é o grande líder na corrida pela reeleição no Piauí. De acordo com a pesquisa mais recente do Instituto Amostragem, realizada entre os dias 12 e 15 de julho, Fonteles obteria mais de 83% dos votos válidos, caso a eleição para o governo fosse realizada hoje.
No levantamento, Rafael aparece com 83,74% dos votos válidos, concorrendo contra a ex-vice-governadora Margarete Coelho (Progressistas) e o ex-deputado Mainha (PL). Margarete Coelho recebe 10,69% das intenções de voto, enquanto Mainha é citado por 5,5% dos entrevistados.
Vale destacar que os votos válidos consideram apenas as respostas afirmativas, excluindo os eleitores indecisos ou que se recusaram a declarar seu voto.
Contra Margarete Coelho: Rafael tem 85,75% dos votos válidos, enquanto Margarete alcança 14,25%.
Contra Mainha: Rafael tem 88,46% dos votos válidos, com Mainha obtendo 11,54%.
Disputa para o Senado
Na disputa pelo Senado, os candidatos apoiados por Rafael Fonteles e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dominam as intenções de voto. O senador Marcelo Castro (MDB) e o deputado federal Júlio César (PSD) lideram, enquanto os nomes apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira (PP) e Joel Rodrigues (PP), ficam em terceiro e quarto lugar, respectivamente.
Primeiro Cenário de Senado
Marcelo Castro (MDB), apoiado por Rafael Fonteles e Lula, aparece com 66,15% das intenções de voto.
Júlio César (PSD), também apoiado por Rafael Fonteles e Lula, tem 55,09%.
Ciro Nogueira (PP), apoiado por Bolsonaro, recebe 36,06% das preferências.
Segundo Cenário de Senado
Marcelo Castro mantém a liderança, com 63,25% dos votos.
Júlio César também permanece em segundo lugar, com 51,80%.
Ciro Nogueira tem 35,01%, e Joel Rodrigues obtém 13,30%.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 15 de julho, com a participação de 1.137 eleitores de 49 municípios do Piauí, representando a diversidade de regiões do estado, de norte a sul. O levantamento possui um nível de confiança de 95% e margem de erro de até 2,85 pontos percentuais, para mais ou para menos.
180