Pesquisa revela que 46% da população assiste frequentemente à TV
Na era dos streamings, a televisão aberta mantém relevância nos lares brasileiros: pesquisa da Nexus revela que 46% da população das classes A, B e C ainda assiste frequentemente à TV tradicional, confirmando a força desse hábito cultural. Mas enquanto milhões de pessoas seguem reunidas diante da telinha para acompanhar futebol, jornal ou novela, muitas famílias ainda assistem à TV com imagem “chuviscada” ou sem sinal adequado.
Para mudar essa realidade, o programa Brasil Antenado, iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) e da Anatel executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), garante acesso gratuito à TV digital para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico. Estão aptas a participar do projeto mais de 650 mil famílias de 323 cidades em 16 estados, que terão acesso a mais de 100 canais em alta definição (HD).
O brasileiro ainda é da TV tradicional
Segundo a Nexus, 46% dos brasileiros das classes A, B e C ainda assistem à TV tradicional com frequência — sendo que 30% dizem assistir sempre e 16% frequentemente. Já 21% veem de vez em quando, 15% raramente e 17% nunca acompanham esse tipo de programação.
No recorte entre gerações, os mais velhos consomem mais os programas da TV tradicional: entre 61 a 79 anos, 61% assistem sempre ou frequentemente. Dos 45 aos 60 anos, o índice é de 48%. Entre 29 e 44 anos, 42%. Já entre 13 e 28 anos, 38%.
O perfil dos entrevistados que mais acompanham a televisão aberta inclui brasileiros com até o ensino fundamental completo (40%), cidadãos da classe C (37%) e moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (36%).
Apesar da ascensão dos streamings, apenas 5% dos entrevistados disseram ter abandonado a TV tradicional após aderirem às plataformas digitais.
A Nexus entrevistou, de forma online, 1.000 cidadãos das classes A, B e C com 16 anos ou mais nas 27 Unidades da Federação, dos dias 14 a 20 de julho.
Uma política pública conectada à cultura brasileira
O Brasil Antenado tem como objetivo central assegurar o acesso à informação como direito fundamental, especialmente em regiões onde o sinal terrestre digital não está disponível ou é limitado. A iniciativa promove uma transformação estrutural no acesso à televisão aberta e gratuita para diversas famílias.
Ao realizar o agendamento para a instalação gratuita das novas parabólicas digitais, o programa assegura que famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico, tenham acesso à TV aberta em alta qualidade, preservando um hábito que continua central para milhões de brasileiros.
Do futebol ao jornal, da novela ao desenho animado, a experiência de assistir em família segue forte – agora com imagem limpa, som de qualidade e alcance ampliado.
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