PF deflagra operação para combater ataques cibernéticos contra a UFPI
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (9), a Operação Hackback, com o objetivo de investigar ataques cibernéticos contra os sistemas da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Durante a ação, policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, nos municípios de São João do Piauí (PI), Formosa (GO), Santo André (SP) e Parauapebas (PA).
As investigações tiveram início após denúncias apresentadas pela reitoria da UFPI, que relatou duas invasões aos sistemas da instituição, registradas em maio e junho de 2024.
De acordo com a Polícia Federal, o trabalho busca identificar os responsáveis pelos crimes virtuais e coletar provas que possam esclarecer a extensão dos ataques, bem como os possíveis danos causados à universidade.
Invasões
No dia 8 de maio de 2024, o site da UFPI foi alvo de hacker, um dia depois que estudantes invadiram a reitoria em manifestaram por melhorias na instituição de ensino.
O invasor postou uma foto do presidente Lula (PT) com ofensas e xingamentos direcionados aos estudantes da instituição que participaram do protesto, além de ter criticado a segurança digital da universidade.
Já no dia 11 de julho deste ano, servidores e estudantes relataram dificuldades para acessar os sistemas SIG, Sinapse e Gitsig da instituição. No dia seguinte, a UFPI divulgou nota informando que parte da infraestrutura foi afetada por um ataque hacker.
gp1