Piauí lança nova identidade funcional para servidores da segurança pública

s servidores públicos do Piauí começam a receber uma nova Carteira de Identidade Funcional, com versões física e digital, que terá validade em todo o território nacional. O documento reúne dados como CPF, matrícula funcional e informações de filiação, e poderá ser validado por meio de QR Code.

A solenidade de lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), na sede da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em Teresina, com a presença de autoridades, representantes das corporações e técnicos envolvidos no projeto.

Nesta primeira fase, o novo documento será entregue aos profissionais da segurança pública: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal. A proposta do governo é estender, futuramente, o benefício aos demais servidores estaduais.

Segundo o governo do Estado, a nova identidade traz mais segurança, padronização e praticidade, facilitando a identificação em abordagens, operações e atividades oficiais. O documento é integrado à base de dados da Carteira de Identidade Nacional, o que permite a validação em tempo real por qualquer órgão do país.

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou que a medida faz parte do processo de transformação digital no estado.

“O Piauí tem como política pública a transformação digital. Para isso acontecer, é necessário identificar a população e os servidores. Hoje, somos o primeiro estado a emitir a Carteira de Identidade Nacional graças ao trabalho do Instituto de Cidadania Digital, Félix Pacheco. Agora estamos avançando na identificação das forças policiais com um padrão nacional e vamos levar essa iniciativa para todos os servidores. No futuro, queremos expandir essa identificação para sindicatos, associações e categorias profissionais. Além disso, a nova carteira terá um QR Code para garantir autenticidade e combater abusos, facilitando a verificação em qualquer lugar do país”, explicou o gestor.

O diretor do Instituto de Biometria Forense, Juarez Carvalho, também reforçou a importância da nova carteira funcional.

“O servidor público, seja da área da segurança ou de outras categorias, precisa de um documento confiável para rápida identificação no exercício de suas funções. A padronização nacional da identidade funcional garante isso. Algumas categorias, especialmente da segurança pública, precisam do documento físico para pronta apresentação em diligências. A carteira é gerada a partir da identidade civil, com atributos funcionais agregados. Cada órgão deverá oficializar ao Instituto de Biometria Forense a solicitação para emissão do documento”, finalizou Juarez Carvalho.

cidadeverde

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