Piauí recebe alerta de baixa umidade em 80% dos municípios neste sábado (02)

189 municípios do Piauí estão sob o alerta de perigo para baixa umidade neste sábado (02). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta teve início às 8h da manhã de hoje e segue até às 22h no Centro-Norte e Sudoeste do Piauí.

Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, fala que o alerta inspira cuidados já que pode chegar a níveis alarmantes em algumas regiões.

“Embora seja um alerta amarelo, amarelo é de atenção, nós tivemos um patamar de risco expressivo para 80% do estado. Só Teresina e municípios vizinhos ficaram entre 50% a 60% de umidade relativa do ar. Tivemos quase a totalidade do estado abaixo de 40% e tivemos Bom Jesus e municípios do entorno abaixo de 30%, isso é alto risco. É uma condição que chama atenção da Defesa Civil e Saúde”, explica.

Esta semana, chuvas foram registradas no estado, em especial no Territórios dos Cocais, Carnaubais, Entre Rios e Sambito. Ontem (01) uma chuva leve atingiu algumas regiões de Teresina. Werton Costa também explica a ocorrência desses fenômenos mesmo com o registro de baixa umidade.

“Foi resultante de uma umidade residual que entrou no território piauiense vindo ali da região potiguar, Rio Grande do Norte, do Recife, Recôncavo da Bahia. É o que a gente chama de ondas de LED. Ela conseguiu furar o bloqueio e chegou até nós. A chuva que aconteceu em Teresina ontem foi porque a umidade ficou entre 50% e 60%”, detalha.

As autoridades responsáveis agora monitoram a presença desse alerta no estado. Caso seja registrado abaixo de 10% serão emitidos alertas e recomendações de emergência pelo celular.

Recomendações para períodos de baixa umidade

Com a baixa umidade do ar, que pode causar uma série de problemas ambientais e de saúde, o recomendado é que as pessoas precisam se manter hidratadas. O alerta inspira cuidados por volta das 11h da manhã, com maior presença de calor, e com o pico da baixa umidade sendo esperado para às 16h.

Outra recomendação é evitar o desgaste físico nas horas mais secas e também evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

cidadeverde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *