Piauí têm alertas de vendaval e baixa umidade nesta semana; veja mapas
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu três avisos meteorológicos que atingem praticamente todo o território piauiense. Os alertas envolvem baixa umidade do ar e ventos intensos, com validade até quarta-feira (3).
O primeiro aviso, classificado com grau de severidade perigo, vale para esta terça-feira (2), entre 13h e 18h, e atinge a região Sudoeste Piauiense. A umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 20%, aumentando o risco de incêndios florestais e de problemas à saúde, como ressecamento da pele e irritação nos olhos, boca e nariz. Veja mapa:
Foto: Reprodução / Inmet
Já o segundo alerta, de perigo potencial, é válido das 12h desta terça-feira (2) até as 20h de quarta-feira (3), e cobre praticamente todo o Piauí (Centro-Norte, Sudeste, Sudoeste e Norte). Nesse período, a umidade deve oscilar entre 20% e 30%, o que representa baixo risco, mas ainda requer cuidados.
Foto: Reprodução / Inmet
Ventos fortes
Além da baixa umidade, o INMET também alerta para um vendaval, com ventos entre 40 km/h e 60 km/h, válido desde segunda-feira (1º) até as 9h de quarta-feira (3). O aviso atinge áreas do Sudeste e Sudoeste Piauiense, além do Centro-Norte. Há risco de queda de galhos e placas de propaganda.
Foto: Reprodução / Inmet
O INMET orienta a população a evitar atividades físicas nas horas mais secas do dia, manter hidratação constante, umidificar ambientes e não se abrigar sob árvores durante rajadas de vento. Em caso de emergência, os contatos da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193) estão disponíveis.
Orientações para o B-R-Ó BRO
Durante o período do B-R-Ó BRÓ, caracterizado por temperaturas acima dos 40 °C e baixa umidade do ar, especialistas recomendam cuidados redobrados.
- Hidrate-se constantemente, mesmo sem sentir sede.
- Evite exposição ao sol entre 10h e 16h.
- Use roupas leves, chapéu ou boné e protetor solar.
- Prefira ambientes ventilados ou climatizados.
- Redobre a atenção com crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde, mais vulneráveis ao calor.
- Economize água e evite desperdícios, já que o consumo aumenta até 30% no período.
- Armazene água com antecedência em caso de manutenções programadas no abastecimento.
cidadeverde