Piauí vai receber 12 ambulâncias do Samu e instalar 5 novas bases no estado

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Piauí deve receber até o final do ano, 12 novos veículos para auxiliar nos trabalhos das equipes em diversos municípios. Parte da frota será destinada para iniciar o funcionamento de cinco novas bases estaduais.

Entre os municípios que receberão novas ambulâncias estão São João do Piauí, Bocaina, Cristino Castro, Tanque do Piauí, Guadalupe, Itaueira, Gilbués e Picos. Os outros cinco veículos serão utilizados na implantação de novas bases do Samu estadual em Barro Duro, Floresta do Piauí, Santa Luz, Luzilândia e São João da Serra.

Continua após a publicidade..

“A chegada desses veículos possibilita o início das atividades com qualidade e equipamentos novos. Todos os profissionais e bases estão capacitados e prontos para o início do serviço”, destaca a coordenadora do Samu estadual, Christianne Rocha.

Christianne Rocha, explica ainda que a chegada desses veículos é de suma importância para que as equipes do Samu estadual continuem prestando um serviço de qualidade para a população.

“Isso trará melhores condições de trabalho para as equipes que já atuam pelo estado, o que será refletido diretamente na qualidade do serviço prestado a população e nos resultados atingidos pelas nossas equipes. Esperamos ainda que com o aumento dos repasses para o Samu em nível nacional, cada vez mais os nossos serviços evoluam, melhorando a assistência prestada aos piauienses”, disse o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.

Durante a abertura do XXXVII Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, que aconteceu em Goiânia (GO), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou ampliação de 30% dos valores repassados para custeio do Samu no país, o que representa um incremento de R$ 396 milhões por ano.

20 anos

O Samu 192 foi instituído há 20 anos por meio da Portaria nº 1.864 de 29 de setembro de 2003, que estabelece o componente pré-hospitalar móvel da Política Nacional de Atenção às Urgências em todo o território nacional.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência atua em 3.917 municípios brasileiros, alcançando a cobertura de mais de 86% da população.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *