Policial militar suspeito de auxiliar fuga de criminosos é solto em audiência de custódia

O policial militar preso sob suspeita de auxiliar a fuga de criminosos durante um roubo de motocicleta em Alto Longá, a 81 km de Teresina, foi solto nesta terça-feira (12) após audiência de custódia. O caso ocorreu na segunda-feira (11) e também resultou na prisão de um homem identificado como Francisco Hélio e na apreensão de um adolescente.

Na decisão judicial, o juiz entendeu que não existem elementos suficientes para que a prisão seja convertida em preventiva, concedendo, assim, a liberdade provisória.

“Não há elementos concretos que indiquem que o custodiado participou do assalto ou que tinha ciência de estar transportando em seu veículo os supostos autores do delito, fato que deverá ser esclarecido durante a instrução processual”, diz a decisão. O caso seguirá sendo investigado pela Polícia Civil.

Apesar de o caso pertencer à esfera civil, a Polícia Militar do Piauí informou, em nota, que abrirá um processo administrativo disciplinar. O policial também ficará afastado de suas funções enquanto as investigações estiverem em andamento. (Veja nota na íntegra abaixo).

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Polícia Militar do Piauí informa que tomou conhecimento do caso e que já está em contato com a Polícia Civil, por tratar-se de crime na esfera comum.

No âmbito militar, a instituição, por meio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar,  solicitará cópias dos autos do inquérito policial a fim de instaurar Processo Administrativo Disciplinar  apropriado, o qual determinará a permanência ou não do praça nas fileiras da corporação.

A Polícia Militar informa ainda que o policial será afastado das suas funções durante as investigações.

Teresina, 12 de novembro de 2024.

Já no caso de Francisco Hélio, ele passou pela audiência de custódia e a sua prisão foi mantida.

Entenda o caso

A motocicleta foi roubada por volta das 10h no bairro Baixa das Carnaúbas, em Alto Longá. A proprietária do veículo registrou boletim de ocorrência e relatou que foi abordada por dois homens armados, que se aproximaram em outra moto e anunciaram o assalto.

A motocicleta possuía um rastreador, permitindo que a polícia seguisse os suspeitos, que deixaram Alto Longá em direção a Beneditinos. Durante a perseguição, os suspeitos teriam atirado contra as viaturas policiais, que revidaram. Houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido. Após caírem da motocicleta, os suspeitos fugiram a pé por uma área de mata.

Na busca pelos envolvidos, a PM foi informada de que os suspeitos foram vistos entrando em um veículo prata, que seria do policial militar, e fugindo em direção à cidade de Altos. O carro foi localizado, e os ocupantes foram levados para a Central de Flagrantes, em Teresina, onde prestaram depoimento.

cidade verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *