Praias e piscinas: cuidados com a pele são indispensáveis
Quem adora aproveitar um dia na praia ou piscina precisa lembrar que os cuidados com a pele antes, durante e após a exposição à água, areia e raios solares é algo fundamental. O sol, por exemplo, tende a tirar a hidratação da pele, por isso apostar em muita hidratação e uso de protetor solar é um diferencial para que os momentos de lazer não tragam surpresas desagradáveis. Com medidas simples e indispensáveis, sua pele continua saudável, radiante e com menos chances de irritações.
A médica dermatologista, Amanda Tauana, compartilha que ao procurar uma praia e piscina, por exemplo, é importante usar protetor solar e bastante hidratante. “Evitar exposição solar por meio de uso de óculos escuros, roupas com proteção térmica e não ficar diretamente exposto à radiação solar”, recomenda. Ela acrescenta que além do sol, o contato com a areia pode causar irritação na pele e ainda propiciar uma infecção, caso tenha contato com a larva-migras. Caso isso ocorra, “é necessário procurar um dermatologista para avaliação”, explica.
Logo após o banho de mar e piscina, a médica dermatologista pontua que, idealmente, todos tomem banho em água doce para retirar os resíduos e, dessa forma, hidratar a pele. Amanda complementa ao ressaltar que, “de modo geral, os banhos, principalmente para crianças, devem ser de forma rápida, com uso de sabonete hidrante e, logo após isso, utilizar hidratante para pele ressecada”, frisa.
Nos casos de idas às praias ou piscinas, esses momentos podem ser divertidos, refrescantes e com mínimos riscos ao bem-estar da pele quando seguidas as principais orientações dos especialistas. E para que a pele esteja sempre saudável, também é importante estabelecer uma rotina de cuidados faciais e corpo, dormir bem, beber bastante água e realizar consultas regulares com dermatologistas.
cidade verde