Prazo para regularizar título eleitoral termina nesta segunda (19) em todo o Brasil

O prazo para que o eleitor possa regularizar seu título, evitando assim o cancelamento termina nesta segunda-feira (19). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda há 5.129.608 eleitores que não buscaram se adequar, a fim de não ter implicações.

A regularização está pendente para aqueles que não votaram, não justificaram e não pagaram a multa referente às ausências nos três últimos pleitos seguidos, sejam eles regulares ou suplementares.

Caso o eleitor não se regularize, o título será cancelado e ele ficará impedido de exercer o sufrágio universal, inscrever-se e participar de concursos públicos ou tomar posse em cargos públicos, receber salários, proventos ou qualquer remuneração de cargo ou função pública, autárquica, paraestatal ou de empresas e fundações subvencionadas pelo governo, participar de concorrências públicas ou administrativas da União, estados, municípios, autarquias ou entidades similares, obter passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais ou fiscalizados pelo governo, realizar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou do Imposto de Renda.

O que fazer para regularizar o título

Para não cair em golpes, o eleitor deverá acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral, clicar em Autoatendimento Eleitoral – Título Eleitoral – Consultar situação eleitoral. Em seguida, gerar o boleto de multas referentes às ausências nos últimos pleitos.

gp1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *