Presidente do TRE do Piauí se reúne com ministra Cármen Lúcia para avaliar eleições 2024
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, se reuniu na tarde desta segunda-feira (09/12) com a ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para avaliar as eleições 2024. O evento teve início às 17h, no Auditório I do edifício-sede do TSE, em Brasília (DF).
O encontro, que contou com a presença dos presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs) do país, foi apresentado o resultado da análise dos dados essenciais do pleito deste ano.
Durante o encontro, cada presidente falou brevemente sobre as eleições de cada Estado. O desembargador Sebastião Ribeiro Martins destacou que o Piauí teve o menor índice de abstenção, 14,78%, muito abaixo da média nacional, além da oferta de transporte gratuito na capital e o menor índice de substituição de urnas eletrônicas, exceto aquelas fabricadas em 2013, que não serão mais utilizadas.
O Relatório de Avaliação das Eleições 2024 reúne os itens do processo eleitoral que foram objeto de estudo e conclusão dos especialistas do TSE, a partir de informações obtidas com os TREs, os cartórios eleitorais e as unidades técnicas do TSE.
De acordo com o TSE, além de dar transparência às ações da Justiça Eleitoral, o documento apresenta resultados quantitativos e qualitativos sobre o pleito municipal de 2024, visando identificar aspectos positivos, desafios enfrentados e áreas que podem ser aprimoradas para as Eleições Gerais de 2026.
No Piauí, as eleições transcorreram de forma tranquila e seguras nos 224 municípios do estado.
No próximo dia 18 de dezembro, a justiça eleitoral realiza a diplomação dos eleitos e eleitas em Teresina, a partir das 19h, no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí (prédio antigo).
cidade verde