Presidente do TRE fala sobre segurança na eleição: “o eleitor não pode ser assediado”

Representantes do Tribunal Regional Eleitoral e da Polícia Militar do Piauí se reuniram na manhã desta quinta (03) para acertar os últimos detalhes da operação de segurança durante o pleito eleitoral nas cidades do estado. Hoje os policiais que atuarão no interior embarcaram para fazer a segurança de municípios que receberão reforço no efetivo.

O Presidente do TRE, desembargador Sebastião Martins, fez uma atualização do estágio atual da execução do cronograma eleitoral.

“Todas as urnas eletrônicas já foram encaminhadas às zonas eleitorais. O cartório eleitoral prepara a urna eletrônica e no sábado será encaminhada ao local de votação. No local de votação terá a presença da Polícia Militar. Aqui, Teresina, vamos sortear no sábado próximo, 20 urnas eletrônicas, essas urnas ficarão a cargo do Exército, que passarão pelo teste de integridade, será montado lá no IATE Clube de Teresina. Dezoito urnas eletrônicas passarão para o teste de integridade. Elas serão sorteadas em todo o estado do Piauí, pode ser em Teresina ou no interior do estado”, afirmou.

O magistrado ainda lembrou que o desafio será garantir o livre direito a cidadania.

“Além da Polícia Militar, que está presente em todos os municípios do estado do Piauí, isso assegurou o Secretário de Segurança, Dr. Chico Lucas, e o Comandante também da PM, teremos agora também a presença das forças federais do Exército brasileiro em 172 municípios. É o reforço para tranquilidade, para garantia da ordem e, sobretudo, para que o eleitor possa votar livremente. O eleitor não pode ser assediado no dia das eleições. O Tribunal Superior Eleitoral está preocupado por isso mesmo todas as forças de segurança nacionais integradas. O papel do TRE é exatamente presidir o pleito com segurança e assegurar que o eleitor possa votar livremente, sem nenhuma coação”, finalizou.

Legislação cumprida

Já o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, salientou que o principal objetivo será resguardar o direito ao exercício da democracia.

“O volume maior de tropas foi embarcado hoje, a eleição é domingo, porque lamentavelmente ainda não temos condições do policiamento do município fazer a segurança do município normal, cotidiana, e atender as demandas da eleição. Então a gente tem que reforçar com tropas da capital. Mas de certo é que tudo está planejado, tudo já foi colocado no papel e as tropas agora viajaram, todo mundo com sua diária no bolso. Então é só cumprir as demandas do comando, no sentido de fazer a legislação ser cumprida, tratar bem as pessoas, com humanidade, porque na verdade domingo é uma festa da democracia”, concluiu.

cidade verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *