Presidente Lula vai ao Chile e soma 10 viagens internacionais em 2025
No dia 21 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve embarcar para a sua 10ª viagem internacional do ano de 2025. O destino agora é a cidade de Santiago, no Chile, onde ele vai participar de uma reunião com chefes de Estado alinhados à esquerda.
Conforme divulgado pelo portal Metrópoles nesta quarta-feira (09), o encontro é uma espécie de preparação para a cúpula sobre democracia durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, prevista para acontecer em setembro em Nova York, nos Estados Unidos.
Nesses primeiros seis meses de 2025, Lula já visitou 12 país em nove viagens internacionais, totalizados 29 dias fora do Brasil. Com a agenda no Chile, essa é a décima viagem internacional do petista, e assim vai somar mais de um mês de ausência do país somente neste ano.
Agenda política de Lula fora do Brasil
Desde março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem intensificado suas viagens ao exterior, participando de cerimônias políticas, eventos multilaterais e funerais de figuras consideradas importantes para a esquerda mundial.
Em março, ele viajou ao Uruguai para a posse presidencial, além de realizar visitas de Estado ao Japão e ao Vietnã. No mês seguinte, em abril, esteve em Honduras para participar da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), e, em seguida, foi ao Vaticano para o velório do Papa Francisco.
Em maio, Lula esteve na Rússia, onde prestigiou as celebrações do Dia da Vitória, e depois seguiu para a China em visita oficial. Posteriormente, retornou ao Uruguai para o funeral do ex-presidente Pepe Mujica.
Em junho, o roteiro teve início na França, com visitas ao Principado de Mônaco, e continuou com a participação na cúpula do G7, no Canadá. Já em julho, o presidente participou da cúpula do Mercosul, realizada na Argentina.
A oposição tem criticado esses compromissos internacionais do petista, alegando negligência frente aos problemas internos do país, enquanto ele busca exaltar o protagonismo externo com viés ideológico.
GP1