Primeira restituição coletiva de veículos roubados no Piauí será nesta quinta
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizará nesta quinta-feira (26), a partir das 7h30, no Parque Potycabana, em Teresina, a primeira restituição coletiva de veículos roubados e furtados no estado.
Segundo a SSP-PI, o evento inédito representa um marco nas ações de combate à criminalidade patrimonial no Piauí.
A entrega dos veículos é resultado direto das operações Rastreados, coordenada pela SSP-PI, e Hircus, desenvolvida em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil do estado. As ações integradas permitiram a recuperação de dezenas de veículos com registro de roubo ou furto em várias regiões piauienses.
Nesta primeira edição da restituição coletiva, 42 veículos serão devolvidos aos seus legítimos donos, 10 deles já foram entregues anteriormente. Para garantir segurança e transparência, os proprietários estão sendo comunicados por edital e também por meio de ligações telefônicas.
De acordo com o superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, a iniciativa simboliza o comprometimento do estado com a segurança da população. “Este é um momento histórico para a segurança pública do nosso estado. A entrega coletiva desses veículos simboliza mais do que a recuperação de patrimônio, representa o compromisso do Governo do Piauí em devolver tranquilidade às famílias e enfraquecer financeiramente as organizações criminosas. A atuação integrada e estratégica das nossas forças policiais é o que torna essa conquista possível’’.
Zanatta também destacou o impacto dessa estratégia no enfrentamento ao crime organizado. “Veículos roubados são frequentemente usados como ferramentas em ações criminosas, como assaltos, tráfico e homicídios. Ao recuperar e devolver esses bens, reduzimos diretamente a capacidade operacional dessas redes criminosas e mostramos à sociedade o impacto concreto do nosso trabalho”.
O coordenador da Operação Hircus pela PRF, inspetor Cláudio Piazza, ressaltou a importância da integração entre os órgãos para o sucesso da iniciativa. “A união de esforços entre as instituições tem sido fundamental para alcançar resultados expressivos como este. A devolução simultânea de dezenas de veículos é reflexo da confiança mútua e da sintonia operacional entre as forças de segurança. Estamos diante de uma iniciativa que demonstra, na prática, como a cooperação entre os órgãos pode gerar ganhos reais para a sociedade”.
Por Laisla Paes
viagora