Quadrilha aplica golpe do Enem e lesiona mais de 35 mil estudantes com site falso

Uma organização criminosa enganou mais de 35 mil estudantes ao criar um site falso para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com a Polícia Federal, o golpe ocorreu durante o período oficial de cadastro no exame, no ano passado. Os estudantes lesados não só perderam o valor investido como também ficaram impedidos de participar da prova, considerada porta de entrada para universidades públicas.

Foto: João Lima Neto/SVMQuadrilha aplica golpe do Enem e lesiona mais de 35 mil estudantes com site falso

A quadrilha arrecadou cerca de R$ 3 milhões com a fraude. Nesta quinta-feira (10/07), a Polícia Federal realizou uma operação em Praia Grande, litoral de São Paulo, cumprindo dois mandados de busca e apreensão contra suspeitos. A Justiça autorizou ainda o bloqueio de bens dos investigados, entre eles um indivíduo com histórico de pelo menos 15 ocorrências criminais por estelionato.

O golpe funcionava com a criação de sites que simulavam a plataforma oficial do Inep, responsável pelo Enem. Durante o período entre 27 de maio e 14 de junho de 2024, os criminosos disponibilizaram formulários de inscrição falsos e, após o preenchimento, os candidatos eram direcionados a realizar pagamentos via Pix para contas ligadas a uma empresa privada, já citada em outras queixas de fraude na internet.

A operação, nomeada “Só Oficial”, teve como objetivo reforçar a importância de acessar apenas páginas com domínio “gov.br”, garantindo que o site seja realmente do governo federal. As autoridades seguem investigando para identificar todos os envolvidos e responsabilizá-los por crimes de estelionato digital e uso de meios virtuais para lesar a população.

180

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *