Quais cuidados ter para diminuírem os riscos de incêndio durante o B-R-O Bró? Bombeiros indicam

A chegada do “B-R-O bró”, período mais quente do ano no Piauí que se estende pelos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, faz com que a preocupação com incêndios se multiplique, já que o clima se torna mais propício à ocorrência de focos de fogo, na zona rural e urbana dos municípios.

Durante essa época do ano, com umidade do ar baixa e a vegetação seca facilitam as queimadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o principal causador dos incêndios é a ação humana, pois é preciso apenas de uma fonte de ignição, que pode ser cigarros acesos, superfícies aquecidas, fagulhas ou centelhas.

Continua após a publicidade..
Corpo de bombeiros do Piauí (Foto: Ricardo Morais / OitoMeia)

“Nessa época do ano as queimadas aumentam bastante. Os incêndios acontecem em todo o estado do Piauí, tanto na zona rural como na zona urbana. Na capital os incêndios são registrados principalmente em terrenos baldios”, afirmou a coronel Najra Nunes do Corpo de Bombeiros Militar.

COMO EVITAR?

Para evitar as queimadas, a população precisa estar atenta a alguns cuidados. Na zona urbana, os proprietários de terrenos baldios devem sempre manter a vegetação rasteira, para que não haja o acúmulo de lixo. Já na zona rural é importante solicitar as autorizações para queimadas junto aos órgãos ambientais, onde receberão orientações sobre o horário adequado para a realização da queima e a prevenção nas áreas de risco durante as queimadas controladas.

NÚMEROS DE EMERGÊNCIA

Ao avistar um foco de incêndio, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros.

Emergência – Ligue: 193

1º SGBM / 3º GBM (Parnaíba):Fone: (86) 3322-1006
1º SGBM / 4º GBM (Picos):Fone: (89) 3422-3307 (Emergência)
1º SGBM / 5º GBM (Floriano):Fone: (89) 3521-2807

oito meia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *