Quarta onda de calor se estende e deve durar até 10 de maio

A quarta onda de calor do ano, inicialmente prevista para acabar nesta semana, deve durar até a próxima semana, segundo a Climatempo. As condições de temperaturas acima da média devem se estender pelo menos até 10 de maio, afetando especialmente o Centro-Sul do Brasil.

TEMPERATURA ACIMA DA MÉDIA: Os estados de Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sul do Mato Grosso estão sendo mais atingidos pelas altas temperaturas. A previsão é de que essas regiões registrem temperaturas superiores a 5°C acima da média nos próximos dias.

CAUSA DO FENÔMENO: O fenômeno é resultado da atuação de uma área de alta pressão, que está impedindo que frentes frias avancem para o Sudeste e para o Centro-Oeste. Desde 22 de abril, a onda de calor tem mantido o ar seco e quente, elevando as temperaturas nessas regiões. Segundo a especialista em meteorologia Maria Clara Sassaki, o calor deve continuar porque as frentes frias são desviadas para o oceano.

DOIS PICOS DE CALOR: Com a ampliação do número de dias da onda de calor, o país pode ter dois picos de calor neste período. Nos dias de ápice, as temperaturas podem ficar até 7°C acima da média em algumas regiões, como Porto Alegre, Rio de Janeiro e outras capitais do Centro-Sul do país.

Pico de calor nas capitais do Centro-Sul

Previsão dos dias e temperaturas do ápice de calor até dia 10 de maio

Capital Dias do pico Temperatura prevista
Belo Horizonte 03/05 32°C
Brasília 30/04 30°C
Campo Grande 06/05 34°C
Cuiabá 07/05 36°C
Curitiba 02/05 e 08/05 32°C
Florianópolis 07/05 32°C
Goiânia 07/05 36°C
Porto Alegre 07/05 33°C
Rio de Janeiro 03/05 35°C
São Paulo 02/05 e 08/05 32°C
Vitória 03/05 33°C

O bloqueio atmosférico impede que as frentes frias avancem, contribuindo para a manutenção das altas temperaturas. — Foto: Reprodução/g1 O bloqueio atmosférico impede que as frentes frias avancem, contribuindo para a manutenção das altas temperaturas. — Foto: Reprodução/g1

 

cidade verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *