Quem lê e o que diz o texto de anúncio do novo papa; veja detalhes
Após quatro votações realizadas em dois dias, a Capela Sistina soltou fumaça branca: a Igreja Católica tem um novo Papa. Mas, até que o nome do pontífice seja revelado, a expectativa se volta para quem terá a responsabilidade de anunciar a escolha ao mundo: o cardeal Dominique Mamberti, atual protodiácono da Santa Igreja Romana.
A escolha segue o mesmo padrão das eleições de Bento XVI e Francisco, que também levaram dois dias. Para ser eleito, o novo Papa precisou conquistar pelo menos 89 dos 133 votos dos cardeais com menos de 80 anos, os únicos com direito a voto.
Como é feito o anúncio
Mamberti deverá aparecer na varanda da Basílica de São Pedro para declarar, em latim, a tradicional frase que marca o início de um novo pontificado:
“Annuntio vobis gaudium magnum. Habemus Papam: Eminentissimum ac reverendissimum Dominum, Dominum [primeiros nomes], Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinali [sobrenome], qui sibi nomen imposuit [nome adotado como papa]!”
A tradução é:
“Anuncio-vos uma grande alegria. Temos um Papa: o eminentíssimo e reverendíssimo Senhor, Senhor [primeiros nomes], Cardeal da Santa Igreja Romana [sobrenome], que escolheu o nome de [nome adotado como papa]!”
Logo após o anúncio, o novo Papa aparece para sua primeira bênção e mensagem aos fiéis.
Quem é Dominique Mamberti
Dominique Mamberti nasceu em 1952, em Marrakech, no Marrocos, mas é de nacionalidade francesa. Antes de ingressar na vida religiosa, formou-se em Direito Público e Ciência Política. Foi ordenado padre em 1981 e, mais tarde, especializou-se em Direito Canônico e formou-se pela Pontifícia Academia Eclesiástica.
Em 1986, passou a integrar o corpo diplomático da Santa Sé, atuando em representações do Vaticano em países como Argélia, Chile e Líbano. Em 2015, foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco.
Como protodiácono, o mais antigo entre os cardeais da ordem dos diáconos, Mamberti tem duas funções importantes após a eleição papal: anunciar o nome do novo pontífice ao mundo e colocar sobre ele o pálio, símbolo de sua autoridade.
A aparição do novo Papa deve ocorrer ainda hoje, encerrando o sigilo do conclave e iniciando oficialmente um novo capítulo na história da Igreja Católica.
meionorte