R$ 2 mil por um abacaxi: por que americanos estão comprando frutas nesse preço?
Imagine possuir US$ 400 (cerca de R$ 2.046 atualmente) destinados a uma experiência gastronômica requintada. Você pode degustar caviar premium, um vinho de alta qualidade ou desfrutar de um menu degustação em um restaurante sofisticado.
Entretanto, há uma opção peculiar: um abacaxi.
O Rubyglow, um abacaxi distinto pelo seu exterior vermelho e doçura, é comercializado por US$ 395,99 na Melissa’s Produce, uma empresa especializada em frutas e vegetais na Califórnia.
Desenvolvido pela Del Monte, o abacaxi levou quinze anos para ser aprimorado e foi disponibilizado recentemente nos Estados Unidos pela Melissa.
Apesar do contexto econômico desfavorável, há interesse por produtos premium, como demonstra a estrategista de produtos frescos da Rabobank, Cindy van Rijswick.
Os consumidores americanos têm mostrado interesse em novas variedades de frutas, como as maçãs Honeycrisp e as uvas Cotton Candy.
Contudo, um abacaxi de US$ 400 parece um luxo exagerado.
A Ascensão das Frutas Premium
Quando o Honeycrisp foi introduzido, não havia muitas opções de maçãs nos supermercados. O sucesso dessa variedade incentivou a diversificação de produtos no setor.
A disponibilidade per capita de frutas caras, como bagas e abacates, aumentou nos últimos anos, enquanto as frutas mais comuns mantiveram-se estáveis.
Algumas frutas premium desenvolveram seguidores cult, como as uvas Cotton Candy e o Sumo Citrus.
Del Monte Inova
A Del Monte, conhecida por criar frutas exclusivas, lançou o abacaxi Pinkglow em 2020. Este produto, mais uma opção para presentes e redes sociais, é um exemplo do interesse crescente por frutas exóticas.
Vale a Pena?
Apesar do preço elevado, o Rubyglow atraiu clientes, especialmente em mercados de nicho, como restaurantes sofisticados. Influenciadores gastronômicos elogiaram a fruta, mas questionaram seu alto custo.
Fonte: CNN