Rafael entrega reforma de espaço voltado a alunos superdotados em Teresina

governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta terça-feira (18), a reforma e ampliação do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), localizado no bairro Tabuleta, zona sul de Teresina. Com um investimento de R$ 3,5 milhões, a capacidade de atendimento do núcleo saltou de 57 para até 480 alunos.

O espaço, que atende crianças e adolescentes de 4 a 16 anos com altas habilidades, passou por modernização e climatização, garantindo um ambiente mais adequado para o desenvolvimento dos alunos. Também participaram da inauguração os secretários da Educação, Washington Bandeira, e da Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.

” alt=”” aria-hidden=”true” />Foto: Divulgação/Ccom

Foto: Divulgação/Ccom

Atualmente, mais de 100 crianças e adolescentes aguardam na lista de espera. “São estudantes com habilidades excepcionais, que precisam de um acompanhamento específico para desenvolver todo o seu potencial. Esse espaço garante essa atenção especializada”, destacou o governador.

SOBRE O NÚCLEO

O NAAH/S oferece ensino em diversas áreas, como Língua Portuguesa, Matemática, Música, Artes Visuais, Física/Robótica, Educação Física e Língua Estrangeira (Inglês). Além disso, atende crianças com desenvolvimento precoce e disponibiliza treinamento para professores e suporte às famílias, promovendo um acompanhamento integral.

” alt=”” aria-hidden=”true” />Foto: Divulgação/CcomFoto: Divulgação/Ccom

Foto: Divulgação/Ccom

Com a reforma, o núcleo passa a contar com oito salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), um laboratório de Inovação e Tecnologia, um laboratório de Ciências, banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCDs), cantina, além de uma subestação e climatização completa.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, ressaltou que o Piauí é referência nacional em educação inclusiva.

O Piauí é um modelo para o Brasil. Aqui atendemos estudantes tanto de escolas públicas, quanto privadas, e estamos ampliando em oito vezes a capacidade de atendimento.

Já o secretário Mauro Eduardo enfatizou a importância do suporte especializado para reduzir a vulnerabilidade ao bullying.

Temos crianças de 9 anos que falam três ou quatro idiomas. É fundamental oferecer um acompanhamento multidisciplinar para apoiá-las e evitar dificuldades no ambiente escolar regular.

” alt=”” aria-hidden=”true” />Foto: Divulgação/CcomFoto: Divulgação/Ccom

Foto: Divulgação/Ccom

Para a diretora do núcleo, Sandra Nogueira, esta é a maior reforma do espaço em 17 anos.

Pela primeira vez, temos uma estrutura completa, tanto física quanto de materiais e apoio pedagógico. É um grande avanço para nossos alunos.

meio norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *