Rafael Fonteles avalia dados do IBGE e valoriza crescimento da renda no campo
O governador Rafael Fonteles fez uma análise dos números apresentados pelo IBGE no estudo dos resultados das Contas Regionais e do Produto Interno Bruto (PIB) do ano de 2022. O balanço apresentado na última semana mostrou que o Piauí registrou a quarta maior elevação do PIB nas últimas duas décadas do país. Entre 2021 e 2022 o Piauí registrou o terceiro maior crescimento do PIB no Brasil.
Pelos números apresentados, o Piauí cresceu acima da média nacional com relação ao Valor Adicionado Bruto (VAB), que quantifica o que cada setor da economia acresce ao valor final de tudo que foi produzido em uma região, impulsionado pela evolução de dois setores, do Agro e da Indústria.
Para Fonteles o maior desafio será elevar a taxa de crescimento para a população que vive no campo, já que o Piauí possui o maior percentual de população rural do Brasil.
“O Piauí ao mesmo tempo que tem a maior população rural do Brasil, com cerca de 30% da população, quase 1 milhão de piauienses, ao mesmo tempo é o estado que mais cresceu a sua renda per capita no Nordeste. Ou seja, nós estamos conseguindo fazer um projeto de desenvolvimento econômico que está previsto. Tanto nas cidades quanto nas zonas rurais, permitindo que as pessoas possam permanecer onde gostam de viver e ter um incremento da sua renda e da sua qualidade de vida”, afirmou.
Ainda nesta terça-feira (19) o governador Rafael Fonteles cumprirá agenda em São Paulo, já na quarta-feira (20) o gestor estará em Brasília.
CIDADE VERDE