Rafael Fonteles inaugura novo centro cardiovascular e serviço de hemodinâmica no HGV

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), inaugurou na manhã desta segunda o novo centro de tratamento para Doenças Cardiovasculares e um novo serviço de Hemodinâmica no Hospital Getúlio Vargas. O novo espaço foi instalado no espaço que antes abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atendimento.

A unidade dispõe de duas salas operatórias, farmácia, arsenal, copa, secretaria, expurgo e sala de recuperação, além de acesso direto à UTI cardíaca, que também funciona nesta área. Além do Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares foi instalado um novo Serviço de Hemodinâmica. Foram investidos nas adequações prediais e na aquisição da Hemodinâmica, aproximadamente R$ 5,3 milhões, sendo R$ 4 milhões apenas na compra do equipamento.

O governador Rafael Fonteles valorizou a parceria federal para a realização da obra.

“Agora são duas salas para fazer procedimentos como cateterismo, que servem tanto para cirurgias cardíacas, como vasculares, neurológicas, também a parte de tratamento do câncer, e também um novo centro cirúrgico, um novo centro de tratamento de doenças cardiovasculares, que torna esse hospital muito mais completo para atender casos difíceis nessas áreas que eu já citei. Então são investimentos robustos, feitos em parceria também com a bancada federal, destaco aqui o deputado Merlong Solano, o senador Marcelo Castro, e a bancada de forma geral, que tem colocado recursos para a saúde pública no estado do Piauí e permitido esses investimentos, não apenas no HGV, como em diversos outros equipamentos hospitalares do estado do Piauí. O HGV é o que contempla a maior quantidade de procedimentos de alta complexidade. Então, são cirurgias e procedimentos cirúrgicos, de forma geral, que acontecem aqui todos os dias, totalizando milhares de cirurgias de alta complexidade”, explicou.

Para o secretário de saúde, Antônio Luiz, o espaço trará mais agilidade no atendimento em uma frase crucial da recuperação.

“O HGV é a maior estrutura incluindo hospitais privados e públicos na parte de atendimento cardiovascular. São duas salas de hemodinâmica para permitir a aceleração da fila de quem precisa de cirurgias neurológicas, cardíacas e vasculares, mas também, além das máquinas, nós temos aumento das salas cirúrgicas, então mais salas de cirurgia para poder atender mais pessoas e que elas saiam com rapidez, porque o procedimento na hemodinâmica permite que o paciente, menos de 24 horas, tenha alta, vá para casa. Nós estamos agora implantando também, em fase de licitação, uma linha de cuidado de diabete e hipertensão para fazer a prevenção para que as pessoas não tenham derrame, não tenham um infarto, para que tenham o cuidado antecipado”, afirmou.

Já a diretora do HGV, Nirvânia do Vale Carvalho, valorizou a ampliação na quantidade de pacientes atendidos. “Com o novo Centro de Tratamento de Doentes Cardiovasculares e um novo equipamento de hemodinâmica, o HGV vai ampliar o número de atendimentos para pacientes com patologias cardiovasculares, com realização diária de cirurgia cardíaca, também implante de marca-passo, que é um serviço novo que já iniciou, inclusive, nesse novo centro cirúrgico. E o aparelho de hemodinâmica mais um vai ampliar esse nosso serviço com realização de cateterismos, angioplastias e arteriografias, além de ampliar também o serviço de neurointervenção. Então, a gente já tem um novo equipamento de hemodinâmica e está recebendo um segundo para ampliar esses serviços”, finalizou.

cidade verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *